segunda-feira, 24 de novembro de 2008

UM BOM 2009 DEVE COMEÇAR AGORA


24 de novembro de 2008 às 00:08
Por Dora Ramos


Com a proximidade do final do ano muitas pessoas já começaram a pensar em como será 2009 e nesse momento ressurge o conhecido jargão de que o “ano que vem só vai realmente começar depois do carnaval”. Quando se fala em assuntos relacionados à Contabilidade, seja das pessoas físicas,pequenas empresas ou das grandes multinacionais, esse período final de 2008 deve ser encarado como o momento ideal para uma avaliação daquilo que foi conquistado, bem como o estabelecimento de metas e estratégias para o próximo ano fiscal.
Algumas práticas já conhecidas, mesmo que ainda superficialmente pelos empreendedores brasileiros, devem ser realizadas agora, como o Balanço e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Enquanto o primeiro está relacionado ao diagnóstico geral da empresa durante o ano, envolvendo desde as operações financeiras até o levantamento dos recursos físicos do estoque, o DRE é um instrumento que demonstra de forma resumida as operações realizadas por uma empresa, sendo avaliados, entre outros pontos, a receita bruta das vendas e serviços, os abatimentos, os impostos pagos, despesas e custos ocorridos e o tão esperado resultado do período, em que todos gostariam de ver ótimos lucros.
Caso a sua empresa não conte com uma assessoria financeira externa, seu contador é quem terá condições de apurar este resultado, atuando como um consultor financeiro. Durante todo o ano você deve ter enviado todos os documentos que o ajudarão nesta empreitada e agora é o momento de rever se não acabou esquecendo-se de enviar alguma informação, como por exemplo, um empréstimo feito por você em sua conta corrente da pessoa física para ajudar as finanças da empresa. Comprovantes de pagamento, os carnês dos impostos e qualquer outro tipo de informação ligada às finanças da sua organização devem ser entregues com antecedência para a sua assessoria, pois só assim será possível a realização de um bom trabalho. Lembre-se também que já está se aproximando o próximo período de declaração do imposto de renda, sendo assim, quanto melhor for o seu levantamento de dados agora, mais fácil será completar os formulários do ano que vem.
O planejamento estratégico para 2009 terá como base todo o conjunto de informações apuradas e trabalhadas nessa reta final. Por isso, é essencial que você dê todo o suporte e atenção aos profissionais responsáveis pela contabilidade da sua empresa. Não será possível estabelecer novas metas para o seu departamento de vendas ou saber se deverá investir em maquinário para o setor produtivo se não for elaborado um bom panorama da atualidade. Entre as etapas de um bom plano de ação, a avaliação da situação presente é um dos itens mais importantes e, no caso de uma empresa, seu departamento financeiro é um dos pontos-chave para um bom resultado do exercício da visão futura.

BIOCOMPUTAÇÃO

Centros de pesquisa de várias partes do mundo estão unindo a engenharia genética e a computação para criar a biocomputação. Os cientistas estão trabalhando para criar células com genes que possam somar números, guardar os resultados em algum tipo de memória, contar tempo e, no futuro, executar programas. O objetivo não é apenas substituir os chips de silício que hoje estão presentes em todos os equipamentos eletrônicos. A ciência está buscando criar células que possam ser programadas para sintetizar substâncias químicas quando necessário. Esses organismos poderiam, por exemplo, ser injetados na corrente sanguínea dos diabéticos e liberar insulina toda vez que fosse necessária, eliminado a preocupação com horários e doses de injeções. O cruzamento com o biológico é uma outra área apenas nascente, que misturará os implantes digitais no corpo humano com o uso do conhecimento sobre o DNA humano na criação de potentes "bio-chips”.
Estima-se que um bloco de um centímetro cúbico de DNA pode armazenar qualquer coisa como um trilhão de "bits" de informação. Para muitos analistas, o desenvolvimento de tecnologias capazes de "reproduzir" esta capacidade imensa poderá ser uma das saídas para o impasse a que chegarão as atuais tecnologias de semicondutores, quando a miniaturização atingir os seus limites de rentabilidade e eficácia daqui a 10 ou 15 anos (MIT).
Outra possibilidade é a produção de band-aids que analisam os ferimentos e decidem pelo melhor tratamento. O professor da Universidade de Boston, James Collins, acredita que talvez em cinco anos soldados possam carregar biochips capazes de detectar o lançamento de agentes tóxicos. De acordo com um artigo publicado no MIT's Technology Review, explica que atualmente essa área da ciência ainda está na primeira infância. Na universidade de Boston recentemente foi produzido um sistema genético capaz de guardar um "bit" de informação. A biocomputação está mais ou menos onde estavam os pioneiros da computação em 1920 (MIT).
Fonte: www.cibersociedad.net

SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS


1 – Sistema de processamento de textos: visa à criação / edição / tratamento de texto para a geração de documentos.
2 – Sistemas de processamento de mensagens: visam o estabelecimento de comunicações eletrônicas entre seus usuários são conhecidos como e-mail.
3 – Sistemas de processamento de gráficos: são sistemas de processamento que a partir de dados números geram imagens gráficas. Exemplo: histogramas.
4 – Sistemas de processamento de voz: visam o armazenamento, transmissão, recuperação e interpretação de voz, decorrentes da digitalização ou não. Considerando o precursor da secretaria eletrônica.
5 – Sistemas de processamento de imagens: visam à geração, armazenamento, transmissão, recuperação e visualização de figuras, fotos desenhos etc. Exemplos: Fac-símile, vídeo conferência.
6 – Sistemas de captura direta de informações: têm por função a conversão de forma direta e automática de informações existentes em suportes tradicionais (exemplo: papel) para meios digitais (exemplo: disquetes).
7 – Sistemas de apoio administrativo / gerencial: asseguram aos seus usuários facilidades para melhor gerenciar o seu tempo. Exemplos: agendas pessoas / empresariais.
8 – Sistemas de apoio à decisão: caracterizam-se pelo uso de pacotes interativos para cálculos e / ou simulações.
9 – Sistemas de arquivamento histórico: permitem o armazenamento de grandes volumes de dados em espaços reduzidos e a obtenção de copias de documentos em papel. São, respectivamente, as microfichas e as máquinas reprográficas.
Fonte: Uniderp Interativa; Adm. S.I.; professores: Wilson Corrêa da Silva e Mauro Alves da Silva / pág.110