segunda-feira, 24 de novembro de 2008

SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS


1 – Sistema de processamento de textos: visa à criação / edição / tratamento de texto para a geração de documentos.
2 – Sistemas de processamento de mensagens: visam o estabelecimento de comunicações eletrônicas entre seus usuários são conhecidos como e-mail.
3 – Sistemas de processamento de gráficos: são sistemas de processamento que a partir de dados números geram imagens gráficas. Exemplo: histogramas.
4 – Sistemas de processamento de voz: visam o armazenamento, transmissão, recuperação e interpretação de voz, decorrentes da digitalização ou não. Considerando o precursor da secretaria eletrônica.
5 – Sistemas de processamento de imagens: visam à geração, armazenamento, transmissão, recuperação e visualização de figuras, fotos desenhos etc. Exemplos: Fac-símile, vídeo conferência.
6 – Sistemas de captura direta de informações: têm por função a conversão de forma direta e automática de informações existentes em suportes tradicionais (exemplo: papel) para meios digitais (exemplo: disquetes).
7 – Sistemas de apoio administrativo / gerencial: asseguram aos seus usuários facilidades para melhor gerenciar o seu tempo. Exemplos: agendas pessoas / empresariais.
8 – Sistemas de apoio à decisão: caracterizam-se pelo uso de pacotes interativos para cálculos e / ou simulações.
9 – Sistemas de arquivamento histórico: permitem o armazenamento de grandes volumes de dados em espaços reduzidos e a obtenção de copias de documentos em papel. São, respectivamente, as microfichas e as máquinas reprográficas.
Fonte: Uniderp Interativa; Adm. S.I.; professores: Wilson Corrêa da Silva e Mauro Alves da Silva / pág.110