quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Valoriza qualidade de vida? Conheça as melhores empresas do Brasil no quesito

26 de novembro de 2008 às 00:09

O conceito de qualidade de vida tem se fortalecido cada vez mais nas empresas, bem como os profissionais têm se baseado nele para escolha de um lugar para trabalhar. Com a finalidade de distinguir programas das empresas que realmente prezam a questão, a ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida) realiza, desde 1996, uma premiação.

Na edição deste ano, o objetivo foi reconhecer programas que incentivam a qualidade de vida no âmbito das empresas e aliam responsabilidade social com aumento da produtividade e outros indicadores positivos no ambiente de trabalho. Foram nove as companhias vencedores, ante oito no ano passado.

"Os resultados práticos de programas do gênero são cada vez mais animadores, com a demonstração de resultados mensuráveis e alinhados com as estratégias corporativas", confirmou a psicóloga e uma das coordenadoras do PNQV (Prêmio Nacional de Qualidade de Vida), Sâmia Simurro.

O prêmio

Organizações de todo o País se inscrevem para concorrer. Todos os programas passam por análises a partir de um relatório de gestão e de um check list que envolve dezenas de itens - desde aqueles relacionados a áreas de planejamento, implantação, até comunicação e marketing. São feitas visitas in loco de auditores da associação.

A ABQV formou uma comissão para análise dos programas que se candidataram, trabalho que foi realizado entre os meses de agosto e outubro deste ano. A novidade em 2008 foi o prêmio Ação Inovadora, dado a empresas que tenham implantado uma ação criativa há pelo menos seis meses, representada por idéias, recursos ou estratégias usadas para promover a qualidade de vida das pessoas.

Depois de saber o que foi avaliado, veja abaixo as empresas vencedoras:
  • Alcoa Alumínio: Programa Global "Viva Vida";
  • Suzano Papel e Celulose: Programa Global "Vida em Equilíbrio";
  • Tractebel Energia: Programa Global "Geravida";
  • Banco Santander: Ação Específica "Viva Melhor";
  • Eletronorte: Ação Específica "Pesquisa de Qualidade de Vida e Stress";
  • Motorola: Ação Específica "Programa Day Care Postural";
  • CPFL Energia: Ação Inovadora "Portal de Qualidade de Vida";
  • Sanny Confecções Femininas: Ação Inovadora "Prevenção é tudo";
  • Petrobras: Ação Específica: "Odontologia e Qualidade de Vida do Trabalhador"; Ação Inovadora: "Programa de Atualização para a Vida e o Trabalho".

Emprego longe de casa

Extraído da Veja - ed. 2088 - ano 41- n° 47

Mesmo com a crise, alguns países têm falta de especialistas para desempenhar certas funções. Daí caçarem profissionais no exterior. Eis a lista de quem mais contrata estrangeiros e o que eles devem esperar ao chegar.
Alemanha
Especilaistas mais procurados: engenheiros e programadores de sistemas
Salário Médio: 170 000 reais por ano
Quem tem mais chance: pessoas que já tenham uma oferta de emprego - pré-requisito para visto de trabalho
Comentário: uma vez com o visto, o governo oferece aulas de alemão e garante acesso a serviços públicos, como ocorre a qualquer cidadão local. É bom saber que a maioria desses empregos está em cidades menores.
Canadá
Especilaistas mais procurados: químicos, engenheiros mecânicos e matemáticos
Salário Médio: 95 000 reais por ano
Quem tem mais chance: pessoas de até 35 anos, com pelo menos três anos de experiência na área de nível intermediário de francês (a província que mais recruta é a de Quebec). Esses são pré-requisitos para ser selecionado pelo escritório de imigração, em São Paulo, e depois, requisitar o visto de residência no país, uma exigência para trabalhar lá
Comentário: o trâmite pode durar até um ano e não é garantia de emprego. No Canadá, organizações ligadas ao governo ajudam os imigrantes a arranjar trabalho
Inglaterra
Especilaistas mais procurados: analistas de sistema e profissionais da tecnologia da informação
Salário Médio: 95 000 reais por ano
Quem tem mais chance: Candidatos fluentes em inglês, altamente qualificados na área em que pretendem trabalhar e que comprovem renda para se manter na Inglaterra enquanto procuram emprego. São esses que costumam conseguir visto de trabalho
Comentário: é melhor saber onde procurar emprego ainda no Brasil. Um bom site é o http://www.ukjobly.com/

Telefone sem fio

O texto abaixo refere-se de uma forma irônica, a importância de um sistema adequado de informação.


Comunicado Interno sobre o Cometa Halley


OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas , Organização & Métodos - Uma Abordagem Gerencial. ( Pág. 83)


De: Gerente Geral
Para: Gerente de Divisão





Na Sexta-Feira às 17 horas aproximadamente o Cometa Halley estará visível nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, por favor reúna os funcionários no pátio da fábrica todos usando capacetes de segurança e explicarei a eles o fenômeno. Se estiver chovendo não poderemos ver nada. Neste caso reúna os funcionários no refeitório e mostrarei a eles um filme sobre o cometa.








De: Gerente de Divisão
Para: Gerente de Fabrica





Por ordem do Gerente Geral, na sexta-feira, às 17 horas, o Cometa de Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor, reúna todos os funcionários usando capacetes de segurança, e os encaminhem ao refeitório onde o raro fenômeno terá lugar, e que acontece a cada 76 anos.









De: Gerente de Fábrica
Para: Chefe de Pessoal





Por ordem do Gernte Geral as 17 horas de sexta-feira, o fenomeno Cometa Halley vai aparecer no refeitório usando capacete de segurança. Se chover, o Gerente Geral dará outra ordem o que ocorre uma vez a cada 76 naos.








De: Chefe de Pessoal
Para: Supervisor





Na sexta-feira, às 17 horas, o Gerente Geral vai aparecer no refeitório com o Cometa Halley, o que acontece a cada 76 anos. Se chover, o Gerente Geral levará o cometa para o pátio da fábrica, usando capacete de segurança.








De: Supervior
Para: Funcionários





Na sexta=feira, às 17 horas, quando chover, o fenômenal Bill Halley, usando capacete de segurança e acompanhada do Gerente Geral, vai passar pela fábrica com seus cometas.

PLANO DE NEGÓCIO


Um roteiro precioso para você planejar a sua empresa e criar documento vivo que descreve os objetivos de um negócio.
O plano de negócio é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor.
Desenvolver o seu é um sinal de maturidade e planejamento - através de seu plano de negócio quem quer iniciar uma empresa tem mais segurança para alcançar o êxito e também ampliar ou promover inovações.
Assim como para construir uma casa, organizar uma festa, viajar para o campo ou para o litoral é necessário fazer um cuidadoso planejamento.
Ou seja, a casa, a festa e a viagem não vão se realizar apenas porque você assim deseja, mesmo que seja um desejo ardoroso. Idéias assim nascem em nossos corações, porém, para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo.
Para que uma viagem aconteça, é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas, entre tantas outras coisas. Se, para uma simples viagem, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos abrir um negócio. E empreender, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido.
Para você organizar suas idéias é que foi criado o plano de negócio. Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, ele será o seu mapa de percurso.
O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer aos seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua idéia e na gestão da empresa.
Ao final, seu plano irá ajudá-lo a responder a seguinte pergunta: “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?”. Lembre-se de que a preparação de um plano de negócio é um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade. Boa sorte, ou melhor, dizendo, bom trabalho! E tenha claro que começar já é a metade de toda a ação. Sucesso!Lembre-se também que tudo fica mais fácil se você fizer antes os cursos Aprender a Empreender e IPGN.
FONTE: www.sebrai.com.br

ATENDIMENTO AO CLIENTE

Segundo recentes pesquisas, o atendimento de qualidade ao cliente é o que determinará o crescimento das empresas na próxima década. As estatísticas indicam que mais de 90% dos clientes insatisfeitos com uma empresa nunca mais a procurarão e ainda comentarão sobre sua experiência negativa com 10 a 17 pessoas de seu relacionamento.
Atender o cliente com qualidade ou satisfazê-lo é uma filosofia baseada na parceria. È fundamental compreender que atender o cliente com qualidade não se resume a tratá-lo bem, com cortesia. Mas do que isso, hoje significa acrescentar benefícios a produtos e serviços objetivando superar as expectativas dele. È necessário estabelecer um canal de comunicação direto entre a empresa e o cliente, através do qual o segundo é regularmente ouvido, com muita atenção, e suas criticas e sugestões transformadas em especificações de melhores produtos e serviços. Essa filosofia leva ironicamente a um aumento do volume de negócios em função da fidelidade do cliente. Além disso, estudos demonstram que para a maioria das pessoas, a qualidade no serviço é mais importante do que seu preço, concluindo-se que os consumidores estão dispostos a pagar mais por serviços de qualidade.
A implantação de um serviço orientado ao cliente necessita de um absoluto comprometimento da empresa inteira, a começar pelos seus diretores e proprietários. Outro ponto, fundamental, é o estimulo ao treinamento de todos aqueles que têm um contato com os clientes para que seja entregue aos mesmos o produto/serviço que lhe foi prometido. As empresas necessariamente precisarão se adequar a essa nova era ou não sobreviverão no mercado.
FONTE: www.sebrai.com.br