quinta-feira, 27 de novembro de 2008

ATENDIMENTO AO CLIENTE

Segundo recentes pesquisas, o atendimento de qualidade ao cliente é o que determinará o crescimento das empresas na próxima década. As estatísticas indicam que mais de 90% dos clientes insatisfeitos com uma empresa nunca mais a procurarão e ainda comentarão sobre sua experiência negativa com 10 a 17 pessoas de seu relacionamento.
Atender o cliente com qualidade ou satisfazê-lo é uma filosofia baseada na parceria. È fundamental compreender que atender o cliente com qualidade não se resume a tratá-lo bem, com cortesia. Mas do que isso, hoje significa acrescentar benefícios a produtos e serviços objetivando superar as expectativas dele. È necessário estabelecer um canal de comunicação direto entre a empresa e o cliente, através do qual o segundo é regularmente ouvido, com muita atenção, e suas criticas e sugestões transformadas em especificações de melhores produtos e serviços. Essa filosofia leva ironicamente a um aumento do volume de negócios em função da fidelidade do cliente. Além disso, estudos demonstram que para a maioria das pessoas, a qualidade no serviço é mais importante do que seu preço, concluindo-se que os consumidores estão dispostos a pagar mais por serviços de qualidade.
A implantação de um serviço orientado ao cliente necessita de um absoluto comprometimento da empresa inteira, a começar pelos seus diretores e proprietários. Outro ponto, fundamental, é o estimulo ao treinamento de todos aqueles que têm um contato com os clientes para que seja entregue aos mesmos o produto/serviço que lhe foi prometido. As empresas necessariamente precisarão se adequar a essa nova era ou não sobreviverão no mercado.
FONTE: www.sebrai.com.br