sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Veja como tomar decisões críticas para sua carreira

28 de novembro de 2008 às 00:09
Por Karin Sato - InfoMoney



É melhor ter uma renda maior ou mais qualidade de vida no trabalho? É melhor optar por uma empresa arrojada e exigente ou por uma mais lenta, mas mais "humana" e preocupada com os funcionários?

É melhor fazer pós-graduação ou mestrado? Vale a pena trabalhar por algum tempo no exterior? É preferível continuar com seu jeito de ser, seus valores e pontos de vista, ou dar um jeito de mudar o que pensa em nome da empresa?


Tomando decisões críticas


A dificuldade para o profissional de tomar decisões críticas, que podem mudar o rumo de sua carreira, assumindo a responsabilidade pelas mesmas, foi abordada pelo presidente da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Hélio Rangel Terra, em seu livro "Empreendedorismo e excelência em RH".

Segundo ele, não há resposta única a qualquer uma das dúvidas citadas. Todas são complexas e demandam autoconhecimento e avaliação adequada da situação. Observe a seguir a melhor forma de tomar as decisões:

Modo inadequado/Modo adequado

Sem reflexão e análise/De modo refletido, analítico e racional

Sem consulta a ninguém/Com consulta a profissionais

Com palpites e elogios/Sem dar atenção a leigos, pois seguir quem não entende pode ser pior

De modo isolado/De modo integrado, planejado, com uma visão abrangente

Sob pressão de acontecimentos externos/Sem pressão, com autodirecionamento

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