sexta-feira, 21 de novembro de 2008

OS 6 D - PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM UM LÍDER

01­_Descontração: A empresa precisa de colaboradores criativos, portanto rigidez e autoritarismo nem pensar. É importante a equipe esta solta, à vontade para criar, opinar, discordar. Sinceridade, bom humor e trato agradável são fundamentais.
02_Direcionamento: Descontração não pode ser confundida com falta de foco. Ao direcionar, o líder ajuda seus colaboradores a incorporar a missão da empresa, harmonizar objetivos e estabelecer prioridades.
03_Desafio: Traz motivação, ao mostrar aos colaboradores que eles são capazes, e eliminar o tédio, ao tirá-los do marasmo. Torna o trabalho sinônimo de criatividade, realização, aprendizado e, sobretudo, prazer.
04_Diferenciação: Reconhecer e valorizar as diferenças entre cada membro da equipe ajuda a aproveitar as características individuais de cada um, tanto de personalidade quanto de experiência profissional. As pessoas se sentem respeitadas, passa a ousar mais, sem medo de ser diferente os outros.
05_Desapego: Uma equipe é mais produtiva quando seus membros estão realmente voltados para a melhor solução e conseguem se desapegar idéias e paradigmas anteriores. É preciso abandonar o ego, as certezas, a noção de uma única alternativa.
06_Determinação: Ao juntar os seis princípios anteriores com uma boa dose de motivação e comprometimento o líder consegue inspirar sua equipe e levá-la também a determinação.
Fonte: Gisela Kassoy, consultora especializada em inovação.
Revista Empreendedor, Fevereiro de 2006 / Artigo por Alexsandro Vanin / pág.17