quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Falta emprego ou qualificação?!

Presenciei algo interessante no meu trabalho hoje, que vale a pena comentar no blog.
Assim que comecei minha rotina de trabalho, me deparei com esta situação: Um amigo de RH de outra empresa nos pediu ajuda com currículos de moças para recrutamento e seleção, a proposta da empresa dele é de um piso salarial de $1.500,00 + benefícios, com uma única exigência, experiência em Recursos Humanos.
Bom... depois de 1 hora e meia separando currículos e analisando, tivemos a frustrante conclusão que de todos os currículos analisados, menos de 10% eram de fato aproveitáveis. Dos currículos analisados, poucos tinham experiência, ou qualificação em qualquer area que seja.
O que nos leva a pensar em:
Será que o que falta é emprego ou pessoal qualificado o suficiente para preencher as vagas que estão no mercado?! Se para achar uma pessoa para ocupar uma vaga de Auxiliar de RH, é tão difícil, que se exigia apenas uma experiência num nível técnico é tão difícil, imagine para achar uma num nível superior de conhecimento?!Para finalizar, meu amigo levo uns curriculos de pessoas que não haviam experiencias nenhuma, mas que pelo menos estavam cursando o ensino superior, porque ele acredita estas pelo menos se interessam em crescer, e investir nela pode ser um bom negocio, leva-la para fzr um treina-la e prepara-la para a sua função pode até ser mais proveitoso que empregar alguém que jah trabalhe com isso a muito tempo, e que por ter um conhecimento impirico dos procedimento, não se atualializa ou procura melhorar/evoluir.
E a moral da história: estude que sua qualificação pode ser o seu diferencial.