sábado, 29 de novembro de 2008

Empresa cresce com vendas pela internet

29 de novembro de 2008 às 12:14
Por Beth Matias - Agência Sebrae


São Paulo - Em época de crise, a maioria dos empresários imagina desacelerar e direcionar os investimentos para mídias conservadoras. Nada de arriscar. Mas as crises econômicas que o Brasil enfrentou nos últimos anos mostram que atitudes ousadas muitas vezes podem levar ao sucesso. O certo é que investir em tecnologia tem dado bons retornos.


A construtora Tecnisa, que está entre as cinco maiores do País, tem provado isso. Recentemente criou uma nova categoria profissional: o jardineiro de web, que tem a tarefa de navegar pelo site e pelo blog corporativo da empresa procurando por pequenos bugs de script ou codificação. O jardineiro também deve indicar necessidade de atualização de conteúdo, conta Gustavo Reis, gerente de mídia online da Tecnisa.


“A internet permite que o cliente obtenha as informações que quer sem ter necessidade da proximidade com o corretor de vendas. O estigma dos corretores de imóveis é ainda muito grande. A internet tem a vantagem de oferecer o anonimato e atendimentos online mais breves e eficientes do que o telefone. Não é necessário o fornecimento de dados pessoais, apenas quando a negociação já se encontra bem encaminhada”, diz Gustavo Reis.


“É preciso que as empresas pensem com inovação. O importante é entender que as coisas não acontecem de um dia para o outro. É preciso paciência para ver o retorno acontecer”. O gerente resume algumas dicas para as empresas que querem se aventurar no mundo das mídias digitais:


1. Responda à pergunta: o que eu quero fazer na web?

2. Indique se você quer um site, um blog ou outra coisa

3. Internet permite medir tudo. Meça!

4. Busque sempre a criatividade. A internet valoriza os pioneiros

5. Procure sempre inovar, adicionando informação ao seu negócio

6. Concorrência não descansa. Antecipe-se à concorrência

7. Cultive a web dentro da empresa. É preciso saber criar, saber interpretar e mostrar isso internamente.

Um comentário:

Unknown disse...

a intrnt mostra-se mesmo como um grande mrcado a ser explorado.Cabe a nós, futuros administradores, saber lidar com isso.

Altilene Soares